Kung Fu Wushu Sonha com uma Vaga nos Jogos Olímpicos
O programa SENSEI, do canal SportTV, divulgou nessa última semana uma matéria interessantíssima sobre a luta do Wushu – Kung Fu para entrar nas olimpíadas. Assista a reportagem “Kung Fu sonha com uma vaga nas Olimpíadas.”
O Wushu ainda não é esporte olímpico, mas já fez parte do programa paralelo dos jogos de Pequim de 2008, onde tiveram três atletas representando o país, Adriano Lourenço Atleta de Taolu, Emerson Almeida e Ariana Ortega atletas de Sanda (Boxe Chinês).
Alguns podem achar que não, mas acreditamos que o wushu está crescendo cada vez mais no Brasil. Se observarmos os eventos realizados no ano de 2000 e compararmos com os eventos da época atual, muita coisa mudou. E mudou para melhor, hoje temos mais condições e principalmente mais acesso a informações.
Ainda não é mil maravilhas, todo mundo que pratica essa arte sabe por si só como é sofrido. Ainda somos muito pouco profissionais se comparado com qualquer outro esporte de alto rendimento no Brasil. Estamos crescendo, mas muito lentamente, ainda falta muito apoio, estrutura e principalmente professores capacitados para difundir a arte da maneira correta. Portanto, cabe a nós mesmos divulgar notícias como estas para que possamos ir conquistando melhor o nosso espaço.
Esperamos que por meio desse intercambio – ao qual é comentado na reportagem – nossos atletas aprofundem e melhorarem os seus conhecimentos, para que assim possamos divulgar ainda mais o esporte em nosso país, em outras palavras, é importante que essas experiências sejam compartilhadas com seus amigos, escolas, alunos, professores e mestres.
O que há de melhor para o wushu do Brasil em receber um elogio de um Chinês experiente? Zhang ChenMing disse que temos um grande potencial para evoluir e que ainda nossos atletas possuem um estilo próprio. Isso não é ótimo?
Bom, em algum caminho estamos se não estamos, estamos tentando achar, e quando achar, entraremos com tudo, como sempre fazemos. A energia do Brasil é boa, é animada, divertida, barulhenta, emocionante, temos que aproveitar tudo isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário