terça-feira, 4 de outubro de 2011

Histórias e Lendas Chinesas 1( wing Chun)

HISTÓRIA: SEGUNDO UMA LENDA TRADICIONAL – Infelizmente não existe documentação que possa estabelecer uma real história do estilo.
 
     Um dos mitos mais populares diz que suas idéias básicas foram elaboradas pela monja budista do templo Siu Lun (Shaolin), Ng Mui.
 
      Devemos levar em conta que durante a Dinastia Ming (1368-1644) o Kung fu era praticado no templo Siu Lum no Sul da China, primeiramente como forma de exercício físico. Com a usurpação pelos manchus e o estabelecimento da Dinastia Ching, muitos patriotas de Ming buscaram refúgio de uma perseguição escondendo-se no templo Siu Lum, obtendo a ajuda dos monjes, que eram simpatizantes pela causa dos rebeldes.
 
      Alguns monges, incluindo Ng Mui, eram na realidade rebeldes contra o poder da época e sendo assim, o templo Siu Lum constituía-se em uma ameaça ao soberano Ching.
 
     Infiltrado dentro do templo, Ma Ning Yee, um traidor entre os monjes, forneceu informações ao imperador Ching, que formularia então um ataque ao templo, com várias tropas sendo enviadas com a missão de destruir o templo e exterminar os rebeldes.
 
     Com a destruição do templo pelo imperador da dinastia Ching, por volta de 1734, muitos monjes morreram na tentativa de fuga, porém Ng Mui e mais quatro famosos lutadores, Pak Mei, Fung Do Tak, Mui Hin e Chi Shin, combateram com heroísmo e conseguiram escapar, cada qual rumando para diferentes localidades da China no intento de continuar a oposição contra a soberania vigente.
 
 
     Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de ópera chinesa até chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou. Nesse mosteiro continuou sua prática budista e deu início à criação de um novo sistema de arte marcial baseado em movimentos circulares pequenos e movimentos em linha reta, levando em conta a formação óssea, muscular, ligamentos e tendões; somando-se a um estado do corpo relaxado, que possibilita estar mais sensível e apto a movimentos explosivos e do aproveitamento da força do adversário. Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais como a agressividade; a percepção do espaço; a maneira precisa e o emboscar para a captura da presa.
 
 
     Durante esse período, conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo próximo a Cantão, local que tivera que deixar devido a problemas com o império de Ching. Na cidade de Tai Lung, Yim Wing Chun era admirada por sua incomum beleza e essa beleza atraíra atenção de um tirânico proprietário de terras e também artista marcial chamado Wong, que exigiu que Wing Chun se casasse com ele. A jovem, já comprometida, recusou-se.
 
     Wong agrediu o pai da moça, ferindo-o gravemente, ameaçando levá-la à força.
Foi então que Yim Wing Chun buscou auxílio junto a Ng Mui, que decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado.
 
     Motivada pelo desejo de enfrentar Wong e vingar o pai, Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para levá-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Wong lhe disse para dar o primeiro ataque. A jovem lutadora sem ficar intimidada desferiu então um único soco no peito de Wong e este caiu por terra, ferido gravemente; vindo a falecer.

 
 
     Yim Wing Chun continuou a treinar com Ng Mui até que esta decidiu viajar novamente. Depois que Ng Mui partiu, Yim Wing Chum revisou as técnicas aprendidas e codificou-as. Durante esse tempo, Yim Wing Chun também aprendera a usar as facas borboletas (Pa Tzan do), porém o uso destas facas já existentes e utilizadas no estilo de Shao Lim sofreu adaptações no Wing Chun, provavelmente com associações ao uso de um tio de Yim Wing Chun, o qual era açougueiro, e do qual utilizava longas e largas facas. Yim Wing Chun incorporou os movimentos de pulso para executar os ataques de corte com a lateral da faca.
 
     Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau.
 
     Leung Bok Chau também praticava artes marciais, mas achou que a habilidade da mulher era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema dando-lhe o nome de “Wing Chun”, em homenagem à esposa.
 
     Leung Bok Chau tinha um amigo, Wong Wah Bo, que era ator numa companhia de ópera chinesa e a quem ensinou o sistema Wing Chun incluindo o aprendizado das facas borboletas. Certo dia, quando Wong Wah Bo praticava com as facas, um empregado da companhia de ópera chamado Leung Yee Tai passou a observá-lo atentamente. Leung Tai era um especialista no uso do bastão longo (instrumento que era utilizado para empurrar os juncos que transportavam os atores e também manipulado como terrível arma), Leung Yee Tai aprendera técnicas de bastão com um dos monjes que houvera escapado do templo Shao Lin, Chi Shin, um perito nas técnicas de bastão.
 
     Leung Yee Tai indagou a Wong Wah Bo se este aceitaria ter com ele uma luta de caráter amistoso para verificarem quem era melhor com suas respectivas armas. Depois de trocarem técnicas, quando ambos puderam apreciar a grande habilidade que cada qual possuía, optaram por um intercâmbio de técnicas. A partir de então Wong Wah Bo incorporou o luk dim bun kwan (bastão longo) ao sistema Wing Chun. Completava-se então o sistema Wing Chun, fazendo parte o aprendizado das facas e do bastão.
 

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